Friday, January 22, 2010

MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA O SELECIONADOR NACIONAL

Por: Nhapulo

O tema que hoje proponho diz respeito a todos nós enquanto cidadãos Moçambicanos, ou seja, diz respeito a nossa selecção de futebol, essa modalidade desportiva magnífica.

A prestação da selecção de todos nós no presente CAN 2010, foi um desastre, mas somos obrigados a ver o lado positivo e negativo da nossa participação nesse evento.

Eu chamo participação, porque em todos os eventos da mesma natureza em que tomamos parte, nós apenas participamos, nunca concorremos em pé de igualdade com as outras nações deste grande continente que é ÁFRICA.

Naturalmente que como qualquer cidadão moçambicano, não posso estar satisfeito com a nossa medíocre participação nessa edição, porque começo a perceber que a nossa intenção não é a afirmação do nosso futebol, mas sim interesses obscuros que não chegam a superficie da clareza.

O título apresentado neste artigo visa mostrar que não é com emoções fictícias que vamos fazer da nossa selecção um conjunto vencedor, mas com os pés bem assentes no chão.


Ninguém gosta de perder um jogo, quanto mais dois jogos que estavam ao nosso alcance diga – se de passegem e com a ajuda dos nossos próprios jogadores, mas dai achar que o principal responsável é o selecionador da selecção vai um longo caminho a ser percorrido.

O selecionador naturalmente teve algumas opções que podemos considerar duvidosas, mas sem ovos não se podem fazer omoletes, e decididamente também fiquei com a nítida ideia que há muita influência da FMF no trabalho deste.

Como se explica que tenhamos jogadores que nosso campeonato “Moçambola”, sejam melhores marcadores e estes jogadores não sejam convocados em detrimento de convocatória de “madalas”que nem sequer jogaram nessa edição do CAN?

Ao Presidente da FMF, ainda que o contrato do selecionador nacional tenha sido assinado com a componente objectivos, não se pode esquecer que o nosso país foi classificado para essa edição do CAN graças ao trabalho desse selecionador que hoje propolam que não vai renovar e de uma forma que considero sem escrúpulos.

Sendo um Presidente do organismo máximo do futebol de um país deveria ter mais compostura no tratamento de certas matérias, pois não fica bem o visado tomar conhecimento da vossa pretensão enquanto organismo via vcomunicação social que não perdoa esses assuntos, pois querem vender a notícia.


Como Moçambicano e em função do trabalho demonstrado por esse selecionador peço que se conceda mais uma oportunidade a este.

Um abraço e até a próxima.

No comments: