Monday, April 12, 2010

AFINAL É ASSIM?




Por: Nhapulo


O tema que proponho hoje é antigo, propício para os mais diversos debates e acima de tudo muito polémico, pois versa sobre a prestação de serviços por parte de uma empresa moçambicana ao digníssimo leitor e aos prejuízos causados pela sua actuação.

A Empresa Electricidade de Moçambique – Área Operacional da Beira nas últimas semanas tem se debatido com algum problema que nós consumidores de energia não sabemos exactamente qual é, e muito menos temos sido agraciados com a correspondente explicação sobre o que de facto está se passando.

Desde a última semana do mês de Março de 2010, os cortes de energia principalmente por volta das 19 horas de cada dia, tem sido uma constante, sendo que nalguns casos o problema tem sido solucionado de forma rápido e eficaz, mas outras com uma lentidão de fazer inveja até ao bicho preguiça.

Como diz um célebre cantor Angolano (Possas, essa energia dá raiva ya? Outra vez?), nós já nem isso podemos dizer, porque sem descurar o facto de não ter a energia, os nossos electrodomésticos conseguidos com muito suor vão queimando aos poucos e ainda assim, não vemos no jornal no dia seguinte qualquer satisfação sobre o que se passa com a energia na cidade da Beira. Afinal é assim?


Já dizia um grande gestor “ O segredo de um bom negócio está na capacidade do gestor abrir – se para o mercado, através do dialógo com os consumidores”, facto que não vemos por parte da Direcção da EDM – Área Operacional da Beira. Afinal é assim?

Durante os 365 dias do ano, nós consumidores somos bombardeados com comunicações nos jornais sobre os programas de manutenção (fica – se um dia inteiro sem energia) dos Postos de Transformação de energia que existem na cidade da Beira e nas correspondentes linhas de transporte da corrente, mas no final das contas o que vemos, são cortes constantes de energia. Afinal para que servem tantas manutenções?

Sabemos que nenhum trabalho dessa natureza é perfeito, dadas as mais adversas condições sócio – económicas, culturais e até climatéricas que assolam o mesmo, mas isso não quer dizer que ninguém possa dar a cara para o problema que vivemos.

Já existem concidadãos nossos a reclamarem que as correspondentes caixas de CREDELEC queimaram em virtude dos constantes cortes de energia, atento ao facto da demora na reposição desse equipamento quando os mesmos comunicam as entidades competentes e ainda assim ninguém diz nada sobre os constantes cortes de energia. Afinal é assim?

Entendemos nós que existem alguns concidadãos nossos que numa atitude de má – fé têm pautado pela sabotagem das linhas, pelo chamado “gato de energia”, e que nós condenamos claramente e de viva voz, mas ainda assim pedimos que a energia tenha mais qualidade, pois o trabalho que está sendo feito nos últimos dias deixa muito a desejar.

Eu pelo menos já tenho a vela disponível e por perto a partir das 18 horas do dia, porque religiosamente a partir das 19 horas pelo menos onde vivo, há corte de energia. Afinal é assim?

Vamos sanar esse problema.