Thursday, April 22, 2010

A IMPORTÂNCIA DO CASAMENTO

Por: Nhapulo

"O casamento que leva a constituição da família é uma instituição que merece respeito. Devemos incentivar a união entre as pessoas, para que estas possam encontrar o seu companheiro ou companheira e juntos compartilhar a vida. Afinal, viver não é fácil, mas na companhia da pessoa que escolhemos e amamos a vida se tornar um pouco fácil de ser enfrentada e vivida"

Paulo Tadeu Rodrigues Rosa
Publicado no Recanto das Letras em 01/06/2008Código do texto: T1014766

Muitas vezes sou confrontado com a questão da importância do casamento para a nossa sociedade e para constituição da família como base de qualquer sociedade, mas inúmeras vezes percebo também que o conflito de interesse entre o casamento reconhecido pela Constituição da República e os interesses chamados “públicos”, não têm um ponto de concordância, senão vejamos:

Hoje em dia é normal, quando não devia ser, a esposa viver “separada” do seu cônjuge, mesmo casados segundo as normas vigentes no país, com alegação de que o interesse chamado “público” deverá prevalecer.

O que não entendo de facto, é como é que uma sociedade e a família pode ser constituída com pessoas que unem – se perante os homens e perante Deus, e são obrigados a viverem “separados”, com a alegação de interesse chamado “público”?

Muito custa – me falar sobre o assunto, pois vivo - o na pele, tamanha injustiça, pois somos obrigados a um exercício sem precedentes para podermos estar juntos (eu e a minha cônjuge – ainda que casados perante os homens e Deus) e da mesma forma passarmos em revista os nossos objectivos de vida em comum.

Afinal de contas, estar casado não representa nada na sociedade em que vivo? Se representa gostava de ver o papel de quem de direito nesse assunto.

Todos os dias sinto uma forte ausência da minha alma gémea e naturalmente ela o mesmo, mas após inúmeras tentativas de solucionar o problema, dou comigo a pensar em que tipo de Estado de Direito eu vivo, pois coisas básicas como, o respeito pela instituição que é o casamento são objectos de manipulação, de desrespeito, de egocentrismos, de um punhado de pessoas que decidem a vida dos outros olhando apenas para os seus interesses que afinal não são chamados “públicos”.

Qualquer pessoa leiga na matéria, sabe dizer qual é a importância do casamento e que o mesmo não pode de forma nenhuma estar ameaçado pelo interesse chamado “público”.

O que mais custa nisto é saber que as pessoas que tomam certas decisões sobre a vida dos seus colaboradores, funcionários, etc; nada perderiam se apenas antes da colocação destes tivessem uma pequena conversa sobre a vida, planos e o estado civil destes etc.

O mais importante hoje em dia, é o interesse chamado “público” e não o casamento como elemento primordial para a constituição da família e de uma sociedade sã, porque a ser assim, todos os funcionários que requeressem o pedido de transferência de um local para outro com o argumento de estar casado civil e religiosamente com o seu cônjuge, não teriam como resposta o indeferimento com o argumento da primazia do interesse chamado “público” e muito menos a inexistência “de vagas” no local onde o seu cônjuge vive ou vice versa.

Isso faz – me lembrar as situações das carreiras profissionais nas demais instituições, onde um licenciado por vezes é equiparado a um técnico de nível médio, o que constitue uma aberração, mas fazer o quê, precisamos do emprego e do pão, sujeitamo – nos a isso.

Não fosse a minha força de vontade e da minha cônjuge, o nosso casamento não sobreviveria a tamanha provação, pois a falta de bom senso conjugado com a cultura de birras, egoísmos, frustrações pessoais, e outros males de certos órgãos decisórios provocam inveja até ao bicho preguiça.

A Minha Mulher eu digo de viva voz, não será está distância que irá colocar em causa o amor que sinto por ti, pois quanto mais dificuldades existirem para viver plenamente o nosso casamento, mais forças tenho de suportar essa provação e caminhar até ao dia em que finalmente iremos estar juntos, todos os dias, dividindo o nosso dia à dia.

Nada do que possam fazer relativamente ao que vivemos agora, colocará em xeque os meus sentimentos por ti.

Vamos em frente e como muita força.

Aos que tomam essas decisões de colocar os maridos longe das suas esposas ou vice – versa alegando a primazia do interesse PÚBLICO, o vosso dia chegará e ai gostaria de estar por perto para agravar a medida, mas enfim é apenas um sonho que não gostaria de tornar realidade porque não sou invejoso e muito menos um frustrado.