Wednesday, August 4, 2010

E NÃO HÁ MAIS NADA PARA ACONTECER ESTE ANO

Por: Nhapulo

Ontem assistindo ao telejornal ou jornal da noite de uma das nossas emissoras de televisão, fiquei de uma vez por todas convicto de que nós (POVO), servimos apenas para pagar impostos e para votar nada mais.

Já não bastava os nossos representantes terem tomado a péssima medida de subir o custo do combustível na altura da aprovação do novo salário mínimo, agora somos banqueteados com mais uma daquelas coisas que ninguém no seu perfeito juízo pode entender.

Mas afinal o que se passa no meu país? Afinal quem trabalha para quem no meu país?Os Governantes estão mesmo preocupados com o POVO?

Se estão, alguns deles demonstram isso muito mal e de forma incompetente, pois somente sendo incompetente para dizer que determinado tipo de combustível não vai sofrer alteração para compensar um determinado grupo de pessoas, entenda – se comerciantes que dedicam – se a exploração de bombas de combustível, adiando apenas o problema que é largamente evidente.

O POVO aquele que apanha o transporte público, que paga este e mais aquele imposto, que paga esta e aquela taxa, que não tem escolas em condições, hospitais em condições, saúde de qualidade, educação de qualidade, vivem no limiar da pobreza absoluta, que não tem no horizonte um futuro melhor, que não sabe o que será do amanhã, esse não pode ser compensado também das mazelas da vida, do custo de vida, do salário magrinho “entenda – se que não dá para nada”?

Infelizmente as nossas actuações, digo de certos Governantes não são pensando no POVO, que elege esses nossos representantes, que enquanto estiverem no ar condicionado, carros de luxo e não pagarem as despesas do dia à dia dos seus bolsos jamais irão sentir na pele, o que sente o pacato cidadão.

E não há mais nada para acontecer este ano, pois estamos sendo largamente apertados com a política actual de compensação das gasolineiras, mas fica o reparo a estas instituições, o custo do gasóleo e outros combustíveis tambem irá subir e com isso, o vosso prejuízo mais uma vez.

Não é preciso ser - se economista para saber que algo anda mal lá para os lados de quem toma essas decisões que considero um verdadeiro atentado ao bolso do POVO.

A ideia é mesmo andarmos de bicicleta e pedirmos boleia ao vizinho para chegar ao nosso local de trabalho, ou seja, nós (POVO) não podemos ter um carro para as nossas necessidades diárias, ainda que seja a gasóleo, que dirá a gasolina, senão temos que escolher entre abastecer o carro, ter comida em casa e ou pagar as nossas contas com essas políticas mensais grotescas.

Não se percebe como num espaço de (150) cento e cinquenta dias, os preços dos combustíveis sofram tantas alterações e gravosas para o POVO, pois o custo do combustível leva consigo todos os outros factores de produção.

E não há mais nada para acontecer este ano, pois daqui a mais dois meses contados a partir de hoje, a péssima supresa virá ao de cima novamente “COMBUSTÍVEIS SOFREM UM NOVO AJUSTE NO PREÇOS”.

É motivo para perguntar, onde vamos parar assim caros Governantes?

E o pior digo isso em voz baixinha, consta que o combustível no vizinho Zimbabwe é mais barato que em Moçambique, atento ao facto de que o combustível do nosso vizinho passa pelos nossos Portos e é transportado em camiões para o seu destino. Pensem um pouco.

A SATISFAÇÃO PLENA DO POVO DEVE SER O OBJECTO PRIMORDIAL DE QUALQUER GOVERNANTE MEDIANO.

Mais não digo. Até a próxima.

No comments: