Friday, July 16, 2010

AS NOSSAS PRIORIDADES


Por: Nhapulo

Há dias assistindo a um telejornal de uma das nossas televisões, deparei – me com uma notícia de fazer cair lágrimas aos olhos de qualquer cidadão com bom senso, com sendo de humanidade, com senso de responsabilidade, acima de tudo com senso de pai e ou mãe.

Mostrava a televisão em questão uma reportagem na qual as crianças numa escola primária estavam a estudar ao relento nessa época de inverno, sendo que algumas delas nem sequer traziam o correspondente agasalho para tentar fintar o frio que se faz sentir por aquelas bandas.

Não pude deixar de notar que a docente que naquelas condições faz um esforço salutar e de louvar, apresentava uma indumentária absolutamente fora de série como disse antes para fintar e espantar o frio.

Feita esta introdução, gostaria de colocar uma pergunta que pode ser simples, mas repleta de respostas, QUAIS SÃO AS NOSSAS PRIORIDADES neste país?

Se na cidade e Província de Maputo, temos as nossas crianças, o nosso futuro, a nossa continuidade a estudar ao relento e ao frio, o que se dirá do restante chão deste lindo país?

Se fizermos uma análise lógica e de forma considerada mediana podemos ver que as nossas prioridades neste país são coisas que muitas vezes nem precisamos, sem nexo e acima de tudo sem uma planificação no verdadeiro sentido da palavras.

Será que ao abrirem as vagas para aquela escola primária, as pessoas de direito não sabiam que isso iria acarretar uma sobrecarga a escola, fazendo com que algumas crianças ficassem a estudar ao relento?

Uma escola primária deve ser a base de formação da personalidade da criança e não um lugar onde está começa logo a primeira a conhecer e a ter contacto directo com limitantes que nada tem haver com a sua instrução.

Se olharmos para os inúmeros carros que o Ministério de tutela possui, fazendo um cálculo por cima será que aquando das suas aquisições, se por exemplo fossem 10, tirassem 02, não dava para fazer alguma coisa naquela escola, revertendo assim um cenário vergonhoso?

QUAIS SÃO AS NOSSAS PRIORIDADES AFINAL?

Os pais daquelas crianças pagam os seus impostos para que os filhos tenham uma escola onde estudar e não uma árvore onde encostar, pois se assim fosse, não valia a pena pagar os inúmeros impostos que pagamos.

Preocupamos – nos com cadeiras bonitas nos nossos escritórios, televisores (LCD), ar condicionados, mobilia de escritório de última geração, mas no fim passamos estas vergonhas, onde somente temos de levantar paredes, colocar chapas de zinco/lusalite e colocar algumas carteiras para que as nossas crianças possam estudar condignamente.

E no final do ano, queremos resultados, aproveitamento escolar de qualidade, quando nada fazemos para melhorar as condições das nossas crianças e dos nossos professores por este pais a fora.

TEMOS DE REVER AS NOSSAS PRIORIDADES QUE DEVEM PASSAR PELA EDUCAÇÃO E SAÚDE DE QUALIDADE.

Feito isso podem ter a certeza que teremos um pais melhor e mais produtivo.

Mais não digo. Aquilo chateou – me mesmo.

1 comment:

Unknown said...

Eu também vi e, como tenho uma professoara lá em casa, até comentamos como o autor deste blog: se na capital é assim, o que será lá na minha aldeia de Sangage (?)
(quem não sabe onde fica o Sheicato de Sangage, que consulte os manuais de histórias de ocupação colonial, verá que para além de Gungunhana, houve outros destarrados lá para as terras de Timor-Leste, cujas ossadas teremos que um dia ir buscá-las)!...
Certamente que neste País existem outras prioridades, o de p.e., cumprir com as metas do Milénio, mesmo sem essa qualidade de ensino e da saúde e, aí as estatísticas serão outras!...
É o País que temos!